Marketing de Conteúdo X Anúncios Nativos

nessabs21_76qf5139/ junho 7, 2017/ Blog, Marketing Digital/ 0 comments

O QUE É MAIS EFICAZ EM SOCIAL MIDIA?

Apesar do aumento em anúncios nativos, o marketing de conteúdo continua dominando o mundo digital. Fractl e Moz aplicaram uma pesquisa em cerca 30 agências de marketing de conteúdo e dados de mais de 600 editoriais digitais, e descobriram que o marketing de conteúdo possui o melhor retorno dos investimentos.

É importante salientar que as metas para o marketing de conteúdo e anúncios nativos são diferentes, embora ambos queiram aumentar a notoriedade da marca, o marketing de conteúdo também se destina a gerar conversões. Esta diferença é percebida também nas métricas de desempenho: A métrica para o marketing de conteúdo é o número de leads gerados, sendo o engajamento a métrica utilizada nos anúncios nativos.

De acordo com Kelsey Libert, sócio e VP de marketing da Factl, não é apenas a forma de mensurar a performance que faz com que o marketing de conteúdo seja mais eficaz, ela disse que a natureza pay-to-play do anúncio nativo significa que os anúncios nativos devem ser “de marca”, o que pode resultar em uma menor distribuição editorial e ser um turn-off real para o público de mídia social:

“Leitores são necessariamente menos engajados com os anúncios vs. conteúdo editorial, e as métricas mostram taxas mais baixas de ações, taxas de engajamento inferiores ao número de visualizações, etc., na maioria dos casos.”

Libert apontou vários pontos fracos importantes quando se trata de anúncios nativos em social mídia, sendo o principal deles a limitação com base em parceiros pagos, enquanto o marketing de conteúdo “vive e morre pelo seu mérito”, e a taxa é ainda maior quando o conteúdo necessita de uma inteiração da audiência, e comentou:

“Você não pode simplesmente empurra-lo através de um anúncio medíocre. O marketing de conteúdo coloca a marca e o consumidor no mesmo nível, e cabe ao processo fazer com que a marca eleve o conteúdo criado. Quando feito corretamente, o resultado é um verdadeiro jogo entre marca e consumidor de conteúdo, onde o conteúdo criado possui um verdadeiro valor e se espalha com base no mérito, fazendo com que o mesmo viralize com faciidade, diferentemente dos anúncios nativos”.

No entanto, os anúncios nativos não possuem apenas pontos negativos. Enquanto o conteúdo tem o potencial de alcance mais amplo e mais orgânica, os anúncios possuem uma maior previsibilidade e escala. Ainda assim, Libert concluiu:

“O marketing de conteúdo impacta mais KPIs do que os anúncios nativos e tem um ROI mais elevado, em geral, e com as novas orientações da FTC se tornará mais difícil para os editores criarem conteúdo share-worthy em nome de grandes marcas”.

Traduzido por: Bruno Rodrigues Montemor

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