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Marketing Digital

Dicas para fazer seu B2B e-mail marketing mais eficaz

Publicado em 19/05/2016 - Fonte: https://www.allbusiness.com/tips-make-b2b-email-marketing-effective-17907-1.html

E-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa, se usado de forma inteligente para pegar as pessoas no momento certo com a mensagem certa. Hoje os clientes em ambos os ambientes B2B e B2C, esperam receber mensagens de marketing que são atuais, claras, bem orientadas, e relevantes para suas necessidades e exigências, e alcançar esse objetivo não é uma tarefa necessariamente fácil.

Além de grandes expectativas de hoje, há diferenças sutis entre campanhas B2B e B2C e-mail marketing, que se não forem consideradas podem comprometer o potencial de vendas e geração de leads. Então como você pode fazer seus B2B e-mail marketing serem eficazes?

Saiba a diferença entre B2B e B2C

Existem muitas diferenças entre as campanhas de marketing B2B e B2C e-mail, por isso é importante velos como áreas diferentes, estas diferenças tornam mais difícil conquistar o interesse do leitor através do clique.

Se você está enviando para um público B2B, é imprescindível entender claramente quem é o seu público-alvo, quais são os seus pontos de fracos para em seguida, construir uma mensagem que resolve as preocupações comuns em todas as fases. Considere também o seguinte:

Você está em contato com pessoas ocupadas: Seus leitores provavelmente recebem centenas de e-mails por dia, e eles não têm muito tempo de leitura. Eu sei que eu mesmo já enviei uma grande quantidade de mensagens não lidas para a lixeira hoje, e você provavelmente também! Relevância é importante se você quer se destacar.

Seu alvo pode ou não estar no controle do orçamento da companhia: Se você quer incentivar ações com metas B2B, considere que pode precisar de permissão administrativa ou trabalhar na segmentação gestores.

Você precisa de incentivos sólidos para enfrentar os pontos fracos: Em outras palavras, por que as pessoas devem abrir seu e-mail? Será que as informações vão auxiliar no seu trabalho no dia a dia? Se você não soletrar o valor da sua mensagem, ela não pode ser lida. Você não pode confiar apenas no interesse natural como você faria com B2C.

Saiba a importância do conteúdo

Coloque-se na mente de seus alvos. Eles são profissionais ocupados que querem acesso rápido a mensagens que eles possam se beneficiar no trabalho. Eles não têm o tempo ou incentivo para ler comunicações irrelevantes.

Adaptar o seu conteúdo e atividade garante que você alcance as pessoas certas, proporcionando-lhes as mensagens mais relevantes. Existem várias maneiras de se fazer isso:

Resolver uma série de pontos fracos: dividir sua lista de discussão em segmentos.

Fornecer uma resolução a um ponto fraco no cabeçalho da mensagem: Existe uma grande quantidade de informações conflitantes sobre o que incluir ou omitir em um cabeçalho de assunto. Quando se trata de B2B, quanto mais claro você puder fazer a sua linha de assunto (sem acionar filtros de spam) melhor. A linha de assunto é a única parte de sua campanha com uma leitura garantida, por isso certifique-se que é forte, intrigante, e útil.

Lembre-se que você está escrevendo para um público B2B e deve refletir isso no tom de sua mensagem.

Tome cuidado para que a sua mensagem não seja muito longa, pense desta forma: se você estivesse recebendo a mensagem você abriria para ler ou não?

Saiba como agem seus clientes

Compreender ciclos de compras e compradores B2B é necessário para determinar o conteúdo mais eficaz para alcançá-los. E-mail marketing é um método escalável, mensurável de comunicação de marketing, e se visto como um fator que contribua positivamente e não como uma solução para ser usada isoladamente, pode ser incrivelmente poderoso.

Se você alinhar sua estratégia de e-mail com o seu ciclo de vendas, você pode direcionar melhor o seu conteúdo e atingir seu público com a mensagem mais relevante no momento certo do ciclo. Se você está abordando uma gama de pontos fracos, segmente suas listas enviando conteúdo direcionado relevante diferente para cada grupo para obter a melhor resposta.

Saiba como otimizar

E-mails de marketing eficazes são bem otimizados, e existem inúmeras etapas para garantir a eficácia, sendo eles:

Tracking: Antes de começar, você primeiro precisa saber como você vai acompanhar e monitorar sua campanha. Você vai precisar de métricas como taxa de entrega, taxa de abertura e média clique-through. Muitos fornecedores de serviços de e-mail marketing fornecem análises de usuários e ferramentas de medição.

Projeto: Em seguida, certifique-se de que seu projeto é bom. Não importa o seu orçamento, é prudente considerar como suas mensagens serão vistas. Elas devem ser claras sobre a marca (provavelmente semelhante à sua página de destino), e devem garantir que a informação seja rapidamente acessível. Além disso, em um mundo onde muitas pessoas veem e-mail em dispositivos móveis e tablets, o projeto precisa ser ágil e compatível com todos os dispositivos.

Comentário: Para garantir que o que você está fazendo está tendo um impacto positivo, você deve rever continuamente suas análises e atualizar regularmente o seu mailing list. Não importa a quão eficaz ou bem orientada a cópia é, se sua lista está desatualizada você não verá resultados positivos. Alta taxa de rejeição e unsubscribe são indicadores de que a sua lista de discussão pode não ser tão atualizado quanto poderia ser.

Teste: Uma vez que seu e-mail está pronto, certifique-se de testá-lo antes de enviar. Semelhante a revisão, nesta fase são revistos erros fatais, seu e-mail é profissional e vai chegar às pessoas certas. Verifique:

Compatibilidade entre os leitores de e-mail comuns, tais como Google Mail, Apple Mail e Outlook. Configurar contas de teste com os leitores para ver como o e-mail aparecerá para os outros.

Certifique-se de que a sua mensagem de e-mail não contém palavras que o fazem parecer Spam, caso contrário ela só vai entrar em pastas de lixo.

Como ponto de partida, você pode usar quaisquer mensagens que já foram enviadas para fora como teste, aprender com elas e rever as suas métricas para se adaptar.

Saiba o que fazer em seguida

Então você já enviou seu e-mail? O trabalho não para por aí! Se você tem um e-mail bem otimizado, você terá páginas de destino bem otimizadas. Pense além de seus e-mails para vê-los como uma parte de sua estratégia global de marketing.

Se o design, conteúdo e segmentação está funcionando e faz com que alguém clique no seu e-mail, onde eles vão parar? E-mails de sucesso devem direcionar as pessoas para uma página de destino construída propositadamente para promover uma chamada relevante "próximo passo" a ação que irá convertê-los em leads e vendas. Dicas para alcançar este objetivo incluem:

• Certifique-se de páginas de destino são claras e contem cópia legível e informações relevantes. (Você provavelmente vai querer páginas diferentes para diferentes segmentos de e-mail)

• Faça o seu apelo à ação claro (e clicável!). Com frequência, como um leitor, eu tenho que realmente buscar o que eu quero numa mensagem, e se você não incluir um passo a passo claro, seu alvo não vai clicar no seu “objetivo final”.

• Espelhe o design da sua página de destino e a cópia do seu e-mail, que liga entre os dois. Isso faz com que a sua chamada à ação seja clara e relevante

Existem muitas maneiras de melhorar campanhas de e-mail marketing. Sua própria estratégia provavelmente vai mudar dependendo dos pontos fracos exclusivos do seu público alvo e do seu negócio. Grande parte do processo será em curso, não havendo nenhuma solução rápida e eficaz da noite para o dia, contanto que você continue a rever e adaptar a sua abordagem, você pode tomar medidas no sentido de reforçar o e-mail como parte de sua estratégia global de marketing.

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