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Marketing Digital

Facebook vs. Google

Publicado em 20/11/2015 - Fonte: Wordstream.com

A medida em que a batalha entre Facebook vs. Google se assola, se torna mais difícil para os anunciantes decidirem onde concentrar a sua atenção.

Criar uma presença de marca e anunciar no Facebook tem diferentes vantagens e requer uma abordagem diferente de anunciar no Google.

Google AdWords vs. Facebook Ads: Qual a melhor escolha para o seu negócio?

No mundo ideal, você vai anunciar tanto no Facebook quanto no Google. Embora hajam similaridades entre os anúncios do Facebook e os anúncios do Google, existem também grandes diferenças.

Anúncios Facebook vs. Google: Similaridades

Tanto o Google quanto o Facebook possuem uma audiência imensa, e ambos são principalmente canais de propaganda.

Facebook e Google oferecem modelos pagos de propaganda em adição a ferramentas gratuitas de marketing, como Fan Pages, Google+ Business Pages, etc. Estas páginas não requerem que o cliente pague por elas, mas existem grandes vantagens em promover sua marca/produto de forma paga.

A principal característica para publicitários entenderem a diferença entre Facebook e Google está no propósito – você está tentando tornar a sua marca mais conhecida ou está tentando vender um produto específico?

Anúncios Facebook vs. Google: Diferenças

Os acessos ao Facebook tendem a ser muito mais longos que os acessos ao Google, em tempo de navegação, o que tornaria o Facebook uma preferência se tratando de promoção e construção de imagem de marca ou para mandar uma mensagem específica.

Facebook também permite aos anunciantes algumas opções de segmentação, como a criação de uma mensagem específica para os fâs de Marketing Digital, ou para grupos de alunos universitários.

Nossas pesquisas mostram que o Google é uma melhor escolha para anúncios, pois possui uma performance superior de CPC (custo por clique), melhores opções de segmentação de anúncios, e uma enorme variedade de formatos de anúncios que o Facebook não tem. Recomendamos tentar ambos para descobrir qual se encaixa com a sua marca.

Facebook vs. Google Plus

Equanto o Facebook possui vantagem por ter informações intimas dos usuários como filmes favoritos, programas de TC, música, etc, para usar em seus anúncios, o Google pretende oferecer concorrência através do Google+. Google+ permite ao Google coletar mais informações pessoais dos usuários, e com os usuários logados em sua conta do Google é possível acessar o e-mail, usar o Google+, e navegar pela web. Podemos esperar que os usuários do Google logo irão superar os usuários do Facebook em questão de valor.

Google possui a vantagem quando falamos em buscas na web, pelo qual o gigante motor de busca é conhecido. Google Adwords é o local ideal para negócios que buscam converter clicks e leads para produtos específicos; Usuários da ferramenta de busca do Google, na maioria das vezes, possui uma intenção específica em mente, enquanto usuários do Facebook usam a ferramenta para conversar com amigos e passar o tempo.

Facebook oferece ao seu negócio a oportunidade de se conectar com seus usuários em nível social/pessoal, em um ambiente íntimo e amigável, enquanto o Google é o que as pessoas buscam quando estão procurando por algo específico, e muitas vezes à procura de fazer uma compra.

Enquanto o Facebook oferece ad displays tradicionais, Google ads oferece um número diferente de opções de anuncio, como a “Google Display Network”. Google AdWords oferece geo-targeting e outras características e funções adicionais.

Uma opção de anúncio poderoso que o Google oferece e o Facebook não, é o remarketing. Remarketing do Google, também conhecido como retargeting, trata-se de mostrar aos usuários anúncios com base nas suas últimas atividades em seu site. Remarketing permite anunciantes perseguirem os usuários e mostrar seus anúncios através da rede de sites parceiros do Google Display Network. Diferente do Facebook, onde os anúncios aparecem apenas no próprio site.

 Conclusão: Enquanto as empresas irão querer tirar proveito do Facebook para desenvolver sua imagem de marca e mensagem para nichos específicos, o Google é o local onde deve-se concentrar os anúncios devido a sua variedade de recursos de propaganda.

Tráfego: Facebook vs. Google

Enquanto o Facebook tende a ter mais trafego que o Google+, o Google plus serve para direcionar o trafego para o seu negócio.

A WordStream conduziu uma pesquisa Facebook vs. Google+, onde buscava mensurar qual mídia social conduz melhor o trafego ao seu site:

  1. 1º Lugar: Facebook com 47.26% dos acessos
  2. 2º Lugar: Twitter com 27.51% dos acessos
  3. 3º Lugar: Google+ com 15.42% dos acessos
  4. 4º Lugar: LinkedIn com 9.81% dos acessos

Enquanto o Facebook ocupa a 1ª colocação em direcionamento de trafego ao seu site, este estudo foi feito quando o Google+ tinha apenas um mês de idade. Com o Google+ superando o LinkedIn em seu primeiro mês, ficou ainda mais claro que o Google+ será uma importante mídia social e deve ser focada.

Privacidade: Facebook vs. Google+

Privacidade online continua a ser um problema crescente entre usuários de internet. O Facebook tem sido demonizado por alterar as configurações de privacidade padrão dos usuários, resultando no compartilhamento maior de informações privadas do que eles haviam inicialmente configurado. Google não tem se saído muito melhor, recebendo fortes críticas por combinar as políticas de privacidade separados para cada um dos serviços do Google.

Enquanto a nova política de privacidade não permite ao Google coletar mais informações do que antes, o Google esta autorizado a fazer mais com estas informações coletadas nos diferentes serviços do Google. Enquanto muitos usuários não estão tão contentes com estes desenvolvimentos, as novas utilizações de dados são comemoradas pelos anunciantes, que serão capazes de usar esses dados pessoais para criar anúncios direcionados para um público específico.

Tradução: Bruno Rodrigues Montemor

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