Gestor de tráfego – A importância de uma das profissões mais requisitadas dos próximos anos

Marketing Digital

Gestor de tráfego é uma das profissões listadas como as mais requisitadas para os próximos anos. A importância da carreira está ligada justamente a necessidade das empresas entenderem os seus resultados. Podendo aplicar as ações necessárias e efetivas para aumento de vendas e posicionamento adequado da marca. Se você entende o valor do tráfego para o marketing digital, certamente já tem uma perspectiva da valorização do profissional. Para compreender como trabalhar na área e porque é uma das carreiras mais requisitas, acompanhe o artigo.

A profissão é ainda muito nova no mercado, apesar de muitos realizarem o trabalho, mas sem o profissionalismo adequado. A coleta de dados e seu devido gerenciamento faz parte das funções de um gestor de tráfego. Índices essenciais para compreensão do comportamento de seu público, assim como determinar os melhores resultados. Construindo de forma efetiva um tráfego qualificado.

Gestor de tráfego: o que faz?

O gestor de tráfego possui um grande papel de responsabilidade dentro da empresa. O trabalho é estrategicamente pensado para alavancar as vendas. Sua principal função é a criação e gerenciamento dos engajamentos voltados ao Marketing Digital. Tanto nas plataformas digitais, como no acesso a sites ou ações na Landing Page, por exemplo.

O profissional também possui a responsabilidade quanto a administração do orçamento destinado ao Marketing. Seja quanto aos anúncios com pagamento por clique, cadastros ou venda de produtos. Com foco principalmente em Facebook Ads e Google Ads.

Além disso, é preciso realizar os testes nas campanhas para identificar os pontos-chave para a melhor conversão. Disponibilizando, desta forma, relatórios periódicos com uma visão geral e detalhada quanto aos resultados. 

Quando tratamos de Marketing Digital, sempre colocamos a grande importância quanto aos resultados. A análise de dados e mensuração são tópicos fundamentais para adequar as suas estratégias. É preciso saber o que está ou não dando os resultados, promovendo assim, a adequação necessária.

Dentre as principais funções, temos:

  • Trabalho direto com os diretores e presidentes para definição de orçamento de campanhas, validação quanto às projeções e análise de resultados;
  • Desenvolvimento de relatórios semanais para atualização dos números e resultados das campanhas em andamento; 
  • Acompanhamento rotineiro das taxas de conversão de todos os canais, assim como das páginas de venda;
  • Identificação e planejamento orçamentário quanto ao custo por cliente, com a entrada de novos leads;
  • Consolidação de um relacionamento estreito com o cliente qualificado. Ou seja, aqueles que possuem maior chance de negócio.

Gestor de tráfego: sua importância dentro do mercado

Se você ainda não entende o quanto o tráfego é importante para a marca, aconselho voltar algumas casas nessa corrida. Podemos considerá-lo como um dos pilares para a estrutura de seu negócio. O tráfego será o responsável pela conquista de novos clientes, seguidores, leitores, ou que pretende atrair.

O público que entra e sai de suas páginas diz muito sobre o seu posicionamento e marca. E o gestor está presente para analisar e acompanhar esse comportamento. Ao acessar a sua página, o seu público-alvo pretende apenas uma intenção: identificar se você pode ajudá-lo. 

Pois bem, todo o seu trabalho e planejamento desenvolvido gerará uma resposta ou um resultado. Com a análise desses dados é possível compreender no que errou ou acertou em sua proposta.

Apesar de termos dois tipos de tráfego, o nosso foco não está no orgânico, mas sim no pago. O tráfego pago é obtido por publicidade ou anúncios com um pagamento. Um dos exemplos, são os banners pagos e veiculados em sites parceiros. Ou seja, você cria uma campanha e paga pela veiculação. Podendo ser um valor fixado ou com custo apenas quando o usuário clica no anúncio. 

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