Google Analytics: O Que É o Analytics

Marketing Digital

O Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site, podendo ser instalada em um blog ou em uma loja virtual, por exemplo.

O objetivo principal do Analytics é saber e entender o comportamentos dos visitantes ao navegarem pelas páginas do seu site.

Esse comportamento é demonstrado através de relatórios diários, semanais ou mensais, que exibem detalhadamente o real interesse dos usuários em suas visitas.

Por isso, é muito importante que você conheça tais relatórios e suas métricas para que suas estratégias de marketing obtenham o máximo de sucesso possível.

É totalmente desaconselhável que você trabalhe sem o uso do Google Analytics, já que ele possibilita uma melhora considerável na sua presença online.

Muitas vezes, empresas focam apenas no aumento de vendas e não se atentam a todos os outros fatores que afetam suas campanhas de marketing digital.

Isso pode ser muito ruim, fazendo com que o seu negócio perca diversas novas oportunidades.

O Google Analytics possibilita que você saiba exatamente tudo o que acontece com seu site, incluindo:

  • Número total de visitantes, visitantes que retornaram ao seu site e os que o visitaram apenas uma vez;
  • Origem do tráfego: o Analytics mostra de onde os acessos do seu site estão vindo;
  • Resultados de e-commerce: relata como está o desempenho da sua loja virtual;
  • Metas: especifica quais metas traçadas foram alcançadas;
  • Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
  • Marketing: exibe as campanhas de marketing que estão tendo os melhores resultados.

Além disso, esse serviço mostra o dia da semana, do mês e as horas que seu público mais acessa o seu site.

Assim, você pode programar suas publicações e ações, além de entender os melhores horários para atualizar seu site sem que isso prejudique a boa experiência dos seus visitantes.

O Analytics também analisa a taxa de rejeição de suas páginas. Isso possibilita que você saiba o motivo pelo qual os visitantes abandonam seu site sem ao menos interagir com ele.

Ou seja, se você vende algum serviço ou produto e seu site não está gerando vendas, com o Google Analytics fica fácil entender e corrigir esse problema.

Além disso, hoje em dia, todos os sites precisam estar otimizados para desktops e dispositivos móveis.

Caso essa não seja a realidade do seu site, saiba que isso pode prejudicar, inclusive, sua posição nos resultados de busca do Google.

Ciente disso, o Analytics analisa o tráfego que seu site recebe através de cada dispositivo, possibilitando que você adeque seu conteúdo ao meio mais utilizado pelo seu usuário.

Então, é muito importante que você aprenda a usar corretamente essa poderosa ferramenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *