Principais modelos de negócios para Startups

Marketing & Negócios

Criar uma startup é um grande desafio para novos empreendedores, especialmente na hora de escolher seus modelos de negócios para startups.

Não basta ter uma ideia que seja fora da caixa, mas é preciso conseguir transformar essa ideia em um modelo de negócio viável.

Muitos empreendedores acabam focando muito na ideia, mas esquecem que uma ideia sem execução vale pouca coisa.

Não adianta nada você pensar em algo revolucionário, ter uma ideia que pode mudar o mundo, se você não souber como vender essa ideia para outras pessoas.

Uma ideia só vira uma empresa de verdade quando você consegue implantar um bom modelo de negócios. E é nesse ponto que muitos empreendedores acabam pecando.

Escolher o modelo de negócios ideal é determinante para o sucesso ou fracasso da sua empresa.

O que é modelo de negócios?

De forma bem resumida, o modelo de negócios de uma empresa é a forma como ela consegue ganhar dinheiro.

Ter uma boa ideia de negócio é o início, mas 90% do trabalho vem depois disso. É preciso saber como o seu público vai consumir essa sua ideia.

Vamos pensar no Uber. A empresa hoje atua em um modelo de negócios em que eles simplesmente conectam duas pontas: o passageiro e o motorista.

Se o Uber fizesse um modelo em que eles fossem os donos de todos os carros, teriam custos muito maiores para poder adquirir e manter esses carros.

Outro exemplo para entender o poder de um modelo de negócios é o da indústria de filmes.

As redes de cinema e a Netflix vendem, tecnicamente, o mesmo produto. Eles disponibilizam filmes para os seus clientes assistirem.

A grande diferença é que uma rede de cinema vende ingressos para os seus clientes assistirem cada filme e a Netflix cobra uma assinatura por um catálogo de filmes.

Os dois modelos funcionam, mas um tem mais capacidade de atingir novos clientes do que o outro. O Netflix conquista clientes sem que eles precisem sair de casa.

Esse nada mais é do que o conceito de escalabilidade.

Por isso, o modelo de negócios é fundamental para o crescimento da sua empresa.

Tipos de modelos de negócios para startups

Agora que já sabemos o que são modelos de negócios para startups, é importante saber quais tipos existem para que você possa adotar o modelo ideal para a sua empresa.

Os tipos de modelo de negócios mais comum são: SaaS, Transacional, Venda Direta, Marketplace, Subscrição, Anúncios (ads).

É claro que existem modelos além desses ou modelos que derivem deles, mas esses são os mais comuns que são utilizados por startups.

Agora vamos falar um pouco sobre cada um deles.

1) SaaS (Software as a Service)

Esse modelo é o chamado Software como serviço e é adotado por empresas de base tecnológica. Nesse modelo, no lugar do cliente comprar um programa, ele paga uma assinatura mensal para utilizar.

Existem também modelos de SaaS em que o cliente não paga mensalmente, mas paga por utilização do produto. O importante é entender que você sempre vai pagar para ter acesso a um software.

Um bom exemplo é o da Adobe. Antigamente a empresa vendida a licença do seu software, então você fazia um pagamento único e poderia usar para sempre aquela versão do Photoshop.

Recentemente, a empresa migrou para o modelo SaaS e agora você paga mensalmente para utilizar os programas da Adobe.

O lado bom desse modelo de negócios é que você consegue ter a previsibilidade de pagamento e retém o consumidor por mais tempo. Para o consumidor também é melhor, pois ele não precisa pagar uma licença cara de uma vez só e sim mensalmente.

Outras empresas que usam esse modelo de negócio com sucesso são a Dropbox, Pipedrive, Clicksign e RD Station

2) Transacional

Esse modelo de negócio é muito comum em fintechs e é chamado Transacional pelo fato do cliente pagar a cada transação executada.

Um bom exemplo desse modelo é a Stone. A empresa de maquinhas ganha um percentual a cada compra que você faz em um estabelecimento.

O grande ponto nesse modelo é que você ganha no volume. As taxas cobradas são baixas, mas como esses estabelecimentos fazem diversas transações, acaba sendo um grande montante.

Para o estabelecimento também é um bom modelo, pois ele paga um pequeno percentual em cada transação.

Outras empresas que usam esse modelo são o Paypal e as Corretoras de ações

3) Venda Direta

Esse é o modelo de negócios mais clássico que existe. Basicamente você vende o seu produto diretamente para o cliente final.

É muito utilizado por negócios físicos como lojas e por empresas virtuais como e-commerces. Ou seja, empresas que atuam no setor de varejo.

Podemos citar como exemplo desse modelo de negócios empresas como MadeiraMadeira e Dafiti.

As vantagens desse modelo estão no fato de ter contato muito próximo ao cliente e conseguir vender outros produtos agregados para o mesmo cliente.

4) Marketplace

Esse modelo de negócios ficou muito popular através do Uber. Basicamente, para ser um marketplace você precisa ter uma plataforma que una duas pontas: comprador e vendedor.

Além do Uber, um bom exemplo de marketplace é o iFood. A empresa brasileira que domina o mercado de alimentação, não foca em possuir restaurantes próprios. O foco aqui é unir quem deseja uma refeição com os restaurantes.

A grande vantagem do marketplace é não precisar investir capital na aquisição de produtos. O Uber não precisa ter os carros, o iFood não precisa ter restaurantes e o Airbnb não precisa ter nenhum hotel.

5) Subscrição

Esse modelo de negócio foca em vender o mesmo produto de forma recorrente para o cliente.

Muitas pessoas confundem o modelo de Subscrição com o de SaaS, mas existem diferenças.

No modelo SaaS você paga para ter acesso a um software, que basicamente é um programa utilizado para você trabalhar.

Já no modelo de subscrição você paga para ter acesso a um conteúdo/ambiente, não para ter acesso a um software.

Os dois modelos são parecidos, mas existem essas pequenas diferenças no que é entregue para o cliente final.

O modelo de subscrição traz benefícios que são a recorrência e previsibilidade do seu faturamento.

É um modelo utilizado por grandes empresas com a Netflix e Amazon.

6) Anúncios

Esse modelo também é bem popular entre as empresas. De forma resumida, consiste em cobrar para que empresas exponham as suas marcas na sua plataforma/site.

Basicamente, no modelo de anúncios o produto que você está vendendo são os seus usuários e os seus clientes são os anunciantes.

Com esse modelo de negócio, o seu foco deve ser em conseguir visibilidade para a sua plataforma/site e partir dele monetizar com a venda de anúncios.

Empresas que usam esse tipo de modelo de negócios são o Google e o Facebook.

Quais modelos de negócios para startups escolher?

Como dito anteriormente, o modelo de negócios é essencial para o futuro de uma empresa e deve ser escolhido sabiamente.

O principal fator determinante dessa escolha é entender como o seu cliente tem contato com o seu produto.

Vamos imaginar que você queira montar uma loja física de camisetas. O seu modelo de negócio precisa ser o de venda direta, ou seja, vender as camisetas para o seu cliente.

Não faz sentido, por exemplo, você usar o modelo de negócios de anúncios e expor diversas marcas dentro da sua empresa.

O modelo de negócio tem que estar alinhado ao seu produto e deve focar em conseguir vender cada vez mais com o menor custo.

Escolher o modelo de negócios é uma tarefa muito importante e determina se a sua empresa vai crescer ou não. Você precisa entender se o seu modelo de negócios está funcionando e, caso não esteja, mudar imediatamente.

Foi esse movimento que fez a Adobe mudar de um modelo de venda direta para o modelo de SaaS.

Tendo uma boa ideia e escolhendo um modelo de negócios adequado, você já vai estar na frente da maioria dos empreendedores.

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